Plástico ziplock na conservação de alimentos
O plástico ziplock tem em sua composição elementos naturais que trabalham diretamente para que o resultado final tenha mais benefícios ao consumidor. A necessidade de seu uso é relacionada a como determinados itens precisam de mais proteção para se manterem intactos por mais tempo. Um exemplo são os alimentos, como carne e frutas, que precisam de um local que os mantenha longe de contaminações.
As frutas, legumes e verduras, por exemplo, precisam ser embaladas de acordo com suas características para conservar seu sabor e textura ao mesmo tempo em que a durabilidade é aumentada. O plástico ziplock atua nessa questão de segurança, ao manter micro-organismos que podem contaminar os alimentos. Algumas frutas, como a banana e o abacate, possuem um processo de amadurecimento rápido, o que piora se colocadas perto de outros alimentos. Neste caso, o plástico ziplock mantém essa proteção, mantendo-as comestíveis por mais tempo.
Propriedades diferenciadas do plástico ziplock
Em muitos casos, o plástico ziplock é o único material adequado para determinada atividade. Suas propriedades são tantas que se torna difícil serem encontradas em outros objetos. As principais são:
- Garantia de segurança alimentar;
- Evita a contaminação interna e externa do alimento inserido;
- Protege o conteúdo interno da proliferação de insetos e até roedores;
- Resistência ao calor;
- É reutilizável e reciclável.
Além de tantas qualidades, o plástico ziplock apresenta um material leve, flexível e resistente em todos os sentidos, enquanto apresenta um ótimo custo/benefício. Sua produção correta é 100% reciclável e, em razão de sua atoxidade, não contamina rios, oceanos e o lençol freático, se produzido com matérias-primas naturais, como o petróleo e resinas do milho e da mandioca, por exemplo.
União do homem com o meio ambiente
Estimular a sociedade para descartar o plástico ziplock de maneira correta é o primeiro ponto até chegar no lugar ideal de um país que mais recicla do que polui. Como estamos em 4º no ranking de país que mais gera lixo plástico, ainda há muito o que percorrer. Na produção de um plástico ziplock biodegradável, não é apenas o homem que trabalha diretamente na confecção, mas também o meio ambiente. Ambos trabalham em conjunto para adquirir o melhor recurso de energia, trabalho e recursos naturais. Se o resultado final idealizar uma embalagem sustentável, o custo da coleta será automaticamente diminuído, assim como não há riscos de substâncias tóxicas e químicas que possam prejudicar nosso ar, água e terra.